Histórico

I – O LEMA DO DR. ROQUE Z É.:

“…ler para enriquecer a memória, escrever para formar estilo…”

O Advogado ROQUE Z, depois estudou em escolas públicas, e como filho de um Veterano da 2ª Guerra Mundial, estudou também no Colégio Militar. Mais tarde formou-se como Oficial da Marinha. Porém sua aspiração e ideal era a Advocacia. Em 1986 ingressou na Universidade Estácio de Sá, onde finalmente realizou seu ideal formando-se e tornando-se Advogado.

Sua dedicação pelo direito iniciou-se antes da formatura, quando exerceu a função de Procurador Geral de uma entidade de âmbito Nacional, época em que ficou responsável pelos Processos Cíveis e Trabalhistas, com acompanhamento intensivo de todas as negociações e julgamentos dos inúmeros Dissídios Coletivos junto ao TRT/RJ e TST em Brasília onde assistia e acompanhava diretamente os julgamentos no plenário, onde colheu vasta experiência diretamente das negociações com os Empresários realizando acordos no dia a dia, evitando a propositura de inúmeras ações.

II – PROFESSOR UNIVERSITÁRIO.

Em seu escritório ROQUE Z ADVOGADOS, somando-se à sua experiência, dedicou-se também à área acadêmica, ministrando aulas de Direito Civil, Processo Civil e Constitucional em Cursos Jurídicos e em cinco Universidades no Rio de Janeiro onde ministrou aulas ao longo de mais de 12 anos.

Formou-se pela Universidade ESTÁCIO DE SÁ, exercendo sua atividade profissional como Advogado atuante até a presente data.

Mesmo antes de formado em Direito até a presente data, já atuou e continua atuando em milhares de processos nas causas voltadas ao Direito Trabalhista, Empresarial, Tributário, Família, Inventários, Responsabilidade Civil, Administrativo e Penal, com processos na Comarca da Capital, Comarcas do interior, processos em outros Estados da Federação, bem como processos e julgamentos junto ao TST, STJ e STF, em Brasília estando atualmente voltado para a esfera cível.

III – ROQUE Z ADVOGADOS

Mantém ao longo desses mais de 20 anos, seu escritório denominado ROQUE Z ADVOGADOS, estando estabelecido na cidade do Rio de Janeiro, composta por uma banca de Advogados atuantes.

Desde que se formou em direito jamais exerceu outra profissão, pois sua dedicação integral ao Direito e à Advocacia lhe garantiu o sustento próprio e de sua família, pois nunca lhe faltou causas, dedicando-se desde as causas mais modestas até as mais complexas, com o mesmo empenho, inclusive advogando e assumindo causas de pessoas humildes e sem condições de arcar com os honorários.

Sempre participou de palestras, conferências, seminários, estudos jurídicos ou qualquer outra atividade acadêmica do Direito, nas cinco universidades e cursos jurídicos que teve a oportunidade de ministrar e mostrar aos seus milhares de alunos, o MUNDO FASCINANTE DO DIREITO ao longo de 12 anos ministrando aulas.

Sempre foi homenageado como Paraninfo, Patrono das turmas, tendo uma vasta coleção de placas como homenageado pois sempre demonstrou de forma inequívoca sua dedicação pelo direito e ensino.


Na OAB/RJ também prestou os mais variados serviços, onde teve a honra de inciar-se na 32ª Subseção, começando como Delegado de Comissão de Ética por um período de três anos. Depois foi convidado para participar como Conselheiro, Escola Superior de Advocacia, onde foi escolhido como primeiro Diretor Geral da E.S.A no. Também foi Presidente da Comissão de Ética. Sempre colocou-se à disposição da OABRJ na, pois como Advogado e professor, sempre dedicou-se aos advogados, principalmente aos estagiários e iniciantes na carreira, transferindo com a mesma dedicação sua experiência profissional acumulada e vivenciada a cada dia de trabalho.

Foi Professor da E.S.A. nas seguintes Disciplinas de Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Constitucional.

Palestrante em diversos Seminários das Universidades Gama Filho(Piedade, Candelária e Downtown), Universidade Castelo Branco,Universidade SUAM e Universidade Moacyr Bastos.

Participante de Programa de Debates nas Universidade, na ESA e em programas de Rádio e TV além de participou de Seminários, Conferências, Palestras.

Foi Professor Universitário de 05(cinco) Universidades nas seguintes disciplinas em Direito Civil, Processual Civil e Constitucional
Foi Professor de 06(seis) Cursos para o Exame de Ordem, Concursos Públicos, Reciclagem para Advogados nas disciplinas de Direito Processual Civil, Civil e Constitucional.

Com a experiência de Ex-Oficial da Marinha, também foi Professor de DIREITO MARÍTIMO, COMERCIAL E ECONÔMICO.
Pós-Graduação em Direito do Trabalho Universidade Estácio de Sá, ano de 1992/1993.

Ministrou aulas em Cursos Preparatórios do TRE e TRF, EXAME DE ORDEM.